No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 6 porções
      Tempo Ativo: 40 minutos
      Tempo total: 3 horas e 10 minutos
      Dificuldade de preparo: Intermediário

Torta de frutas Pavlova

Ingredientes

  • 4 claras de ovos extra-grandes, em temperatura ambiente
  • Uma pitada de sal kosher
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de amido de milho
  • 1 colher de chá de vinagre de vinho branco
  • 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha puro
  • Chantilly adoçado (segue a receita)
  • 250 g de morangos frescos, limpos e cortados
  • 250 g de blueberries frescos
  • 250 g de framboesas frescas
  • Um punhado de uvas tintas
  • Molho de três framboesas (segue a receita)
  • Folhas de menta, para decorar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 80º C. Coloque uma folha de papel vegetal em uma assadeira. Desenhe um círculo de 22 cm no papel, usando um prato de mesmo tamanho como molde, e então vire o papel de modo que o círculo fique do lado de baixo. (Assim você evita sujar o merengue com marcas de lápis)

 

Coloque as claras de ovos e sal no recipiente de uma batedeira elétrica com batedor do tipo globo. Bata as claras em velocidade alta até ficarem firmes, por volta de 1 minuto. Ainda na mesma velocidade, adicione o açúcar aos poucos e bata até conseguir picos firmes e brilhantes, por volta de 2 minutos.

 

Retire o recipiente da batedeira, peneire o amido de milho sobre a clara batida, adicione o vinagre e a baunilha e misture gentilmente com uma espátula de borracha. Coloque metade do merengue no círculo do papel vegetal e espalhe, formando um disco. Coloque o merengue restante em um saco de confeitar com ponta de estrela e faça pequenas estrelas no perímetro do círculo. Se sobrar algum merengue, coloque no centro do disco e espalhe com uma espátula de borracha. Asse por 1 1/2 hora. Desligue o forno, mantenha a porta fechada e deixe o merengue esfriar completamente, por cerca de 1 hora. Ele estará crocante por fora e macio por dentro.

 

Com uma espátula grande de metal, transfira-o para um prato plano ou uma bandeja para bolo. Preencha o centro do cilindro com chantily. Coloque os morangos, blueberries, framboesas e uvas em uma tigela e misture com cerca de 1/2 xícara de molho de framboesa, ou o suficiente para cobrir levemente as frutas. Com uma colher, coloque as frutas cuidadosamente no meio da Pavlova e decore com folhas de menta. Sirva imediatamente em grandes colheradas com molho de framboesa extra.

 

 

Chantily adoçado:

1 xícara de creme de leite frio

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de extrato de baunilha puro

 

 

Bata o creme de leite no recipiente de uma batedeira elétrica com batedor do tipo globo (você também pode utilizar um mixer de mão). Ao começar a engrossar, adicione o açúcar e a baunilha e continue batendo até ficar firme.  Não passe do ponto!

Molho de três framboesas:

250 g de framboesas frescas

1/2 xícara de açúcar

1 xícara de geleia de framboesa sem semente (pote de 350 g)

1 colher de sopa de licor de framboesa

 

 

Coloque as framboesas, açúcar e 1/4 xícara de água em uma panela para molho pequena. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe em fogo brando por 4 minutos. Despeje as framboesas cozidas, a geleia e o licor no recipiente de um liquidificador com lâminas de aço e bata até ficar uniforme. Deixe esfriar.

 

Porções: 2 xícaras



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas



Veja todas as receitas do chef
©2020 Discovery Networks International. All rights reserved.